Prefeitura de Oriximiná traça estratégias para prevenção da cheia do Rio Trombetas - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Prefeitura de Oriximiná traça estratégias para prevenção da cheia do Rio Trombetas

Prefeitura de Oriximiná traça estratégias para prevenção da cheia do Rio Trombetas

Share This

Aslan Eugênio - secretário da SENDURB, Paulo Paixão - coordenador da defesa civil e Rosinete - secretária de segurança pública (foto: divulgação/ASCOM-PMO)

Nível do rio Trombetas está acima de 5,70m. A cota de alerta para decretação de emergência é de 8,50m

A Prefeitura de Oriximiná, no oeste do Pará, realizou reunião na terça-feira (11), com representantes de entidades ligadas ao setor empresarial, para definir um plano de ação, visando possíveis desastres naturais provocados pela cheia do rio Trombetas.
 
O objetivo foi fazer um levantamento prévio das necessidades, catalogando informações cruciais que poderão justificar a decretação de situação de emergência, caso as áreas de risco e o centro comercial sejam inundados.

Diariamente estão sendo feitas medições para verificar o nível do rio. Conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do rio Trombetas está acima de 5,70m. O município só pode decretar emergência, quando atingir a cota de alerta em 8,50m.

As empresas e demais estabelecimentos comerciais localizados na rua 24 de dezembro, que fica às margens do rio, são as mais afetadas com o alagamento da via, o que impacta negativamente na economia de Oriximiná.

“Nós temos aí o registro de até 70% de quedas nas vendas quando a cheia invade o centro comercial, isso provoca demissões pela necessidade na redução dos quadros de funcionários. Com um plano de prevenção, podemos amenizar esses prejuízos”, enfatizou Brunoro Giordano presidente da Associação Comercial e Empresarial de Oriximiná (ACEOR).

Na reunião foram definidas ações que farão parte de um plano, para amenizar transtornos que venham a ser ocasionados por uma possível inundação do Trombetas no centro comercial.

“A defesa civil já está preocupada porque poderá ter uma grande cheia este ano, e se houver essa cheia, nós já estamos preparando um plano de ação em conjunto com todas as secretarias para trabalhar a prevenção e assistência nas áreas afetadas”, disse Paulo Paixão, coordenador da Defesa Civil de Oriximiná.

Também estiveram presentes na reunião secretários municipais, Corpo de Bombeiros, e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL.
 
 
Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações do Ascom/Prefeitura de Oriximiná

Nenhum comentário:

Postar um comentário