Óbidos e Oriximiná começam a vacinar crianças contra Covid-19 nesta sexta-feira, 21 - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Óbidos e Oriximiná começam a vacinar crianças contra Covid-19 nesta sexta-feira, 21

Óbidos e Oriximiná começam a vacinar crianças contra Covid-19 nesta sexta-feira, 21

Share This

 

Crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas contra a Covid-19 em Óbidos e Oriximiná (foto: divulgação/ Agência Pará)

Secretarias de saúde dos dois municípios anunciaram a programação especial para vacinar o público de 5 a 11 anos

Os municípios de Óbidos e Oriximiná, no oeste do Pará, iniciam na sexta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades (doenças pré-existentes) ou deficiência permanente, e indígenas.

Em Óbidos, a Secretaria de Saúde esclareceu quais as comorbidades e outras condições de saúde, tornam aptas as crianças para receberem a vacina.

Nesse primeiro momento apenas crianças com hipertensão, cardiopatia, diabetes, asma, além de pacientes transplantados, com câncer e renais crônicos, poderão receber a dose do imunizante da Pfizer. Crianças com Síndrome de Down e que tenham transtorno do espectro autista, também são consideradas prioridades.

Apenas os pais ou os tutores legais, poderão levar as crianças para se vacinarem, havendo ainda a obrigatoriedade de apresentar laudo médico que comprove a comorbidade ou a condição de saúde que se enquadre nos requisitos obrigatórios.

Apenas crianças com CPF poderão ser vacinadas. Óbidos recebeu 380 doses da vacina Pfizer pediátrica, que foram encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Cliper de Santa Terezinha e o Cliper de São Francisco, foram escolhidos para funcionar como postos de vacinação, exclusivos para a faixa etária de 5 a 11 anos. Pais e responsáveis deverão se dirigir a esses locais, para receber as fichas de atendimento, que serão distribuídas a partir das 8h.

Oriximiná

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, os critérios para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, são os mesmos divulgados pela secretaria de Óbidos.

Em Oriximiná, a orientação para pais e responsáveis de crianças com dificuldades de locomoção, é que procurem a unidade de saúde mais próxima de casa, repassando informações completas de identificação e endereço, para receber a dose da vacina em casa.

Crianças gripadas ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser vacinadas.

As Escolas Laura Diniz e Gabriel Guerreiro, no Centro da cidade, foram os locais escolhidos para sediar a vacinação infantil.




Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário