Operações da Semas no período de defeso apreendem mais de 8 toneladas de pescado no oeste do Pará - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Operações da Semas no período de defeso apreendem mais de 8 toneladas de pescado no oeste do Pará

Operações da Semas no período de defeso apreendem mais de 8 toneladas de pescado no oeste do Pará

Share This
Fiscalização ambiental na região oeste do Pará / Foto: Agência Pará

As ações também apreenderam redes de pesca, tarrafas, arpões, caixas de isopor, basquetas, entre outras ferramentas utilizadas em práticas ilícitas no período.

A fim de combater a captura ilícita de peixes no período do defeso, (prazo estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na naturezaa), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Polícia Militar, realizaram ações de fiscalização na região da Unidade de Conservação APA Paytuna na Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, no oeste do estado.

A fiscalização realizada na Bacia do Amazonas teve duração de 11 dias e ocorreu inteiramente no meio fluvial. Nessa operação, mais de 8 toneladas de pescado diverso foram apreendidas, assim como 9 embarcações usadas na pesca ilegal.

O coordenador de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher, explica que a Semas além de fiscalizar também conscientiza e informa a população, assim como garante a destinação correta do pescado confiscado nas operações. "A Semas orienta os pescadores e a comunidade sobre o período de defeso para que eles não pratiquem esse tipo de crime ambiental. Paralelo às ações fiscalizatórias, a Semas efetua a doação do pescado apreendido", diz o coordenador.

A expectativa é que as fiscalizações da secretaria devem ser intensificadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e na região do salgado, com o início de defeso do caranguejo.

 

Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da Agência Pará de Notícias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário