Festivais de música e teatro e live comemorativa são confirmados na programação de aniversário de Oriximiná - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Festivais de música e teatro e live comemorativa são confirmados na programação de aniversário de Oriximiná

Festivais de música e teatro e live comemorativa são confirmados na programação de aniversário de Oriximiná

Share This

 

21º FEMPO será uma das atrações da programação do aniversário de Oriximiná / Foto: arquivo/Amazoon


Com restrições e sem a presença do grande público, programação foi integrada à eventos tradicionais da cidade.

A celebração do aniversário de 145 anos de fundação de Oriximiná, no oeste do Pará, tem na programação uma série de eventos que vão ser realizados por uma semana.

Foi o que confirmou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), ao anunciar a 21ª edição do Festival da Música Popular de Oriximiná (Fempo), criado em 1989, e que abrirá os festejos.

Serão três dias de audições na fase eliminatória, em 17, 18 e 19 de dezembro, no salão de eventos do parque de exposição José Diniz Filho, com transmissão ao vivo através da página da Semcult no Facebook.

Com a temática voltada para Oriximiná, composições inéditas em três categorias participarão do Fempo: principal, estudantil e instrumental. Os ensaios com a banda começam na segunda-feira (13).

Este ano, a elaboração inicial do evento classificou 24 músicas, entre os inscritos, para a primeira eliminatória da fase principal. Apenas compositores locais, participam da disputa. Serão classificados para a grande final as 12 canções que melhor pontuaram nos dois primeiros dias de audição da categoria principal.

Na categoria estudantil, cinco composições concorrem ao prêmio.

Ao todo a 21ª edição do festival, distribuirá cerca de R$ 40 mil em premiações, que vão desde os primeiros colocados nas três categorias, até as premiações de melhor intérprete, melhor arranjo, melhor música e melhor temática.

A 20ª edição da Mostra de Teatro de Oriximiná também fará parte da programação cultural do aniversário da cidade, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. O evento também será transmitido pela página da Semcult no Facebook.

Nove grupos de teatro com trabalhos que valorizam a cultura local e mostram a qualidade dos atores e atrizes oriximinaenses confirmaram presença. 
 
As apresentações concorrerão ao prêmio Laura Wanderley Diniz.

A live de aniversário, com a apresentação de bandas e músicos locais, será realizada na noite de quinta-feira (23). Um momento de levar alegria para os milhares de filhos de Oriximiná, que poderão acompanhar de casa a programação.

“Esse ano nós teremos esses eventos realizados através de live. É uma preocupação do prefeito Argemiro Diniz, mesmo nesse momento de pandemia, gerar renda para os fazedores de cultura, músicos e demais pessoas desse segmento, que estão impedidos de trabalhar. Então vamos unir o útil ao agradável, celebrar o aniversário da nossa cidade e ajudar esse segmento importante”, disse o secretário de cultura e turismo, Carlos Alberto Dias.

À meia-noite um show pirotécnico marcará o encerramento da programação comemorativa dos 145 anos de fundação de Oriximiná, que por conta da pandemia, não terá a participação do público para evitar aglomerações e manter as medidas preventivas à Covid-19.
 
 
Por:
Redação Amazoon Notícia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário