Conheça Terra Santa, que celebra nesta segunda-feira, 13, três décadas de emancipação - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Conheça Terra Santa, que celebra nesta segunda-feira, 13, três décadas de emancipação

Conheça Terra Santa, que celebra nesta segunda-feira, 13, três décadas de emancipação

Share This

Praça Santa Isabel, Terra Santa (PA) / Foto: arquivo/ internet

Localizada na região que faz divisa com o estado do Amazonas, o município é rico em história, cultura e belezas naturais.

Carinhosamente conhecida com “Princesinha do oeste do Pará”, o município de Terra Santa surgiu em 13 de dezembro de 1991, por áreas desmembradas dos municípios de Faro e Oriximiná.

A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos no pleito de 3 de outubro de 1992. 

Além da sede, o município possui vilas e povoados. Entre elas: Conceição, Alemã, Santa Maria, Terezinha, Varre Vento, Porto Aurora, Paraíso, Nazaré e Timbó, Abaucu, Chuedá, Urupanã e tantas outras.

A população estimada é 19.063 mil habitantes. O município tem como principais atividades econômicas o turismo, agropecuária e o comércio.

Localizada na região Oeste do Pará, a cidade é organizada e tranquila, e chama atenção por sua diversidade natural e riqueza cultura, com suas lendas e crendices, tudo muito bem preservado.

Ao chegar em Terra Santa, os visitantes logo se encantam pela qualidade das águas límpidas e claras do Lago Algodoal, que banha toda a frente da cidade. O lugar ganhou esse nome por causa dos ventos fortes e constantes, que chegam a produzir ondas que em alguns momentos lembram plumas de algodão.

Belezas naturais

Em 6 de novembro de 2018, um monumento natural de pontas de pedra, que fica em frente à cidade, recebeu o reconhecimento do IPHAN, como patrimônio ecológico e histórico nacional, o “Sítio Arqueológico Pontas de Pedra”. Antes o lugar era tido como sagrado pelos índios da tribo Babuís. 

Praia Pontas de Pedra, Terra Santa (PA) / Foto: arquivo / intenet
 

Além da praia Pontas de Pedra, nos arredores de Terra Santa existe uma diversidade de balneários com águas frias e propícias ao banho e ao lazer: Praia do Cajual, uma das mais belas, com areia branca e fininha; praia Sai de Baixo; praia da Serraria; paria do Alemã; praia São Raimundo; igarapé do Paraíso; igarapé do Urupanã; Posto Aurora; Sítio São Jorge, Sítio Valentina e outra variedade de praias e igarapés no percurso do Jamari e Urupanã.

A área ecológica de Terra Santa é formada por dezenas de pequenas ilhas, com paisagens que deixam qualquer um fascinado, são lugares de harmonia e paz para tirar a preocupação e estresse do dia a dia.

De Pedra Santa para Terra Santa

Originalmente, o lugar onde hoje está a cidade era conhecido por “Pedra Santa”. Segundo narra a história, era nesse local que os indígenas, primeiros habitantes da região, faziam seus rituais sagrados, em uma ponta de pedra no lago.

A denominação de Terra Santa foi dada em 1887, por causa de uma lenda local que falava de um surto de gripe que alastrou-se entre as índias amazonenses, numa época em que a doença era fatal.

Ainda segundo a lenda, o pajé da tribo determinou que as mulheres afetadas se banhassem no lago, junto às pedras, afirmando que ali as águas eram sagradas. As índias obedeceram e foram curadas da terrível moléstia. A partir de então passou a ser considerada uma "terra santa" pelos índios.

Turismo


A cidade também conta com pousadas e hotéis de qualidade, restaurantes e belas praças públicas, a exemplo: a Praça Santa Isabel, cartão postal e referência turística, que fica próxima à orla da cidade, um local que preserva boa parte da história do município.

O logradouro público foi uma primeiras obras edificadas no município antes mesmo de tornar-se Terra Santa.

 

Praia do Cajual, Terra Santa (PA) / foto: arquivo/ internet

 



Por:
Redação Amazoon Notícia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário