Prefeito Chico Alfaia sanciona Lei que declara Círio de Sant'Ana Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Óbidos. - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Prefeito Chico Alfaia sanciona Lei que declara Círio de Sant'Ana Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Óbidos.

Prefeito Chico Alfaia sanciona Lei que declara Círio de Sant'Ana Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Óbidos.

Share This
Foto/ Reprodução Portal Obidense

A Câmara de Vereadores de Óbidos aprovou em sessão por unanimidade, o projeto de Lei 5.819/2020, de autoria do poder executivo, que declara o Círio de Sant´Ana, padroeira do povo católico obidense e da Diocese de Óbidos, Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Óbidos.

O projeto de Lei foi sancionado no último dia 2 de dezembro, pelo prefeito Chico Alfaia, transformando-se na Lei n° 5.819, de 02 de dezembro de 2020.

O Círio de Sant’Ana é realizado sempre no segundo domingo de julho e encerrando a festividade no dia 26, estando inserida no calendário da Igreja Católica. Com a Lei, o Círio será inserida oficialmente no calendário de eventos do município e poderá ser feita parceria público-privada para a realização do evento. 
 
Foto/ Reprodução Portal Obidense



Segundo o prefeito Chico Alfaia não há como negar que, no aspecto religioso, Óbidos é destaque na região pela notória devoção dos católicos a Nossa Senhora Sant´Ana.

“Sempre Feliz Círio de Sant'Ana para todos”, comemorou Chico Alfaia.

História do Círio – Fonte Obidos.net

A história do Círio Fluvial não é recente, pois, segundo relato o primeiro Círio Fluvial de Óbidos, foi realizado em 1935, quando a imagem de Senhora Sant’Ana era levada no segundo domingo de julho, à residência do casal Seixas Marinho, em barco enfeitado com flores de taxizeiro, onde os moradores da costa fronteira, reverenciavam a Santa e depositavam suas expostulas (suplicas, rogos) e ofertas o dia todo; ao cair da tarde, retornou a procissão fluvial à cidade. O povo que esperava no cais soltavam centenas de barquinhos com velas acesas que flutuavam nas águas iluminando o Rio Amazonas.

A tradição do Círio Fluvial de Sant´Ana é mantida pelo povo obidense até os dias atuais, quando os barcos são enfeitados e levam a imagem da padroeira dos obidenses, de uma determinada comunidade até a cidade de Óbidos, sempre no segundo domingo de julho. A seguir estamos postando fotografias em várias épocas, desde 2005. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário