Projetos socioambientais em destaque na Exposibram 2020 - AMAZOON NOTÍCIA
Projetos socioambientais em destaque na Exposibram 2020

Projetos socioambientais em destaque na Exposibram 2020

Share This

Iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do oeste paraense são expostas em estande virtual da MRN


Projetos socioambientais desenvolvidos junto a comunidades tradicionais do oeste paraense estão em destaque no estande virtual da Mineração Rio do Norte (MRN) na edição online da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram 2020). As iniciativas em exposição fazem parte do PES (Programa de Educação Socioambiental) da MRN em atendimento às condicionantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). O espaço pode ser visitado no hotsite da Exposibram.


Maior produtora de bauxita do Brasil, a MRN está presente há 41 anos no Pará, no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná, oeste do estado. Suas operações são pautadas em uma mineração sustentável com respeito ao meio ambiente e às comunidades vizinhas. A proposta temática do estande pontua seis das 65 iniciativas socioambientais realizadas pela empresa e que beneficiam anualmente mais de 100 mil pessoas nesta região. “A participação da MRN no estande virtual da Exposibram é uma oportunidade para compartilharmos com os visitantes estas experiências e seus resultados positivos, que têm contribuído para um desenvolvimento mais sustentável, com diálogo transparente e respeito às vocações econômicas locais, à cultura e ao legado das comunidades tradicionais desta região”, declara Vladimir Moreira, diretor de Sustentabilidade da MRN.


Os projetos socioambientais que estão em exposição no estande são Pé-de-Pincha, Apoio à Piscicultura, Quilombo, Sistemas Agroflorestais (SAFS), Combate à Malária e Manejo de Copaíba. Na área de proteção de espécies, o projeto Pé-de-Pincha trabalha há mais de 20 anos na conservação das populações de quelônios nos municípios de Oriximiná e Terra Santa, já tendo devolvido mais de 5 milhões de filhotes à natureza. Por meio deste projeto são promovidas atividades de educação ambiental, envolvendo, de forma participativa, comunitários e instituições locais por meio do incentivo e acompanhamento da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
 

 
Entre os projetos na área de saúde, está o Quilombo, por meio do qual são atendidas 14 comunidades do Alto Trombetas 1 e 2 com serviços de assistência à saúde para tratar e prevenir patologias. Por meio do projeto, também são desenvolvidas iniciativas de combate à desnutrição. Na área de geração de renda, o projeto Apoio à Piscicultura oferece capacitação profissional, infraestrutura e assessoria técnica para pequenos produtores de peixes na criação de tambaqui em tanques flutuantes nos Lagos Tarumã, Acapuzinho e Bacabal. Em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará, campus Oriximiná, a iniciativa gera renda para as famílias, abastecimento do mercado local e preservação do estoque natural do pescado.


Programação – Em sua histórica edição online, a Exposibram 2020 reúne até esta quinta-feira (26) congresso, feira internacional, minicursos, palestras técnicas e rodadas de negócios. Os mais importantes líderes do segmento da mineração estão compartilhando projetos, casos de sucesso, novos negócios e perspectivas para as próximas décadas em relação ao setor mineral. Os participantes do evento também contam com manifestações culturais do Pará – um dos principais estados mineradores do Brasil – e atrações para crianças e jovens.


Serviço


Exposibram 2020. Evento virtual a partir de Belém (PA). Até quinta-feira (26), das 9h às 19h. Para participar e saber mais sobre a programação, basta fazer a inscrição gratuita no site https://portaldamineracao.com.br/exposibram2020/.


Comunicação:  MRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário