Em sessão extraordinária, Câmara de Vereadores cassa prefeito de Alenquer por improbidade administrativa - AMAZOON NOTÍCIA

JURUTI 139 ANOS

Em sessão extraordinária, Câmara de Vereadores cassa prefeito de Alenquer por improbidade administrativa

Em sessão extraordinária, Câmara de Vereadores cassa prefeito de Alenquer por improbidade administrativa

Share This
Prefeito de Alenquer, no oeste do Pará, Juraci Estevam de Sousa (PPS) — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira (02), Dez vereadores votaram pela cassação.

O prefeito Juraci Estavam de Sousa (PPS), de Alenquer, no oeste do Pará, teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Vereadores, em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (02), após conclusão de processo que apurou denúncias de improbidade administrativa contra o gestor.

Do total de 15 vereadores, 10 votaram pela cassação, 3 contra, um se absteve e um passou mal durante a sessão e precisou ser retirado às pressas.

Segundo o vereador Diego Moreira (PSB), relator do processo, a comissão processante foi instalada dia 11 de setembro, após acolhimento pela Câmara, de denúncia protocolada pelo cidadão José Jorge Pereira. A denúncia dava conta de superfaturamento em licitações e troca de objetos por outros diferentes dos que estavam descritos nas tabelas de compras da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município.

“Foram quase três meses de coleta de informações. Nosso relatório tem 41 páginas e está tudo devidamente documentado, tanto que a maioria dos vereadores acompanhou o nosso voto pela cassação do prefeito. A Câmara cumpriu o seu papel. Agora, o vice-prefeito Josino Filho deve assumir”, disse vereador Diego Moreira.

A comissão processante formada pelos vereadores Rosinaldo Cunha (PTB) – Presidente, Diego Moreira (PSB) – Relator e Ailton Carvalho (PSB) – Membro, identificou irregularidades em contratos na pasta de Assistência Social.

Uma das irregularidades foi confirmada pela empresa E. Pereira Matos, que tem sede em Rurópolis, sudoeste do Pará. De acordo com o vereador Diego Moreira, contratada pela Prefeitura de Alenquer para fornecer carnes para o município, em várias ocasiões a empresa trocou mercadorias e até recebeu por produtos que não haviam sido entregues.

O processo agora será encaminhado à comarca de Alenquer e o vice-prefeito Josino Filho (PP) deve assumir em substituição a Juraci Estevam.

G1/ Samtarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário