ARQMO realiza evento alusivo ao dia da consciência negra em Oriximiná - AMAZOON NOTÍCIA
ARQMO realiza evento alusivo ao dia da consciência negra em Oriximiná

ARQMO realiza evento alusivo ao dia da consciência negra em Oriximiná

Share This
Fotos / Ascom Prefeitura de Oriximiná

A programação contou com apoio da Prefeitura de Oriximiná

Para marcar a data da Consciência Negra no dia 20 de novembro, o Cliper Santo Antônio foi ponto de encontro para a realização de diversas manifestações do povo negro oriximinaense.

A programação contou com palestras com temáticas: Conhecendo os Territórios Quilombolas, Educação Quilombola, Violência, Educação Ambiental, Queimadas na Amazônia, Juventude e Infância, Conhecendo o Quilombo Varjão, Agricultura Sustentável, Conflitos Agrários e Empoderamento Feminino na Amazônia.

No decorrer da manhã e tarde tiveram apresentações culturais, além de exposições de produtos: artesanatos, instrumentos musicais, mostra de técnicas de turbantes e maquiagem afro, esta última foi ofertada à comunidade participante do evento.


Para encerrar a programação do Dia da Consciência Negra, aconteceu a noite cultural, onde houve a apresentação de cada grupo das comunidades quilombolas.

Oriximiná possui 37 comunidades quilombolas. É considerado um dos maiores quilombos do Brasil.

No local, autoridades de todo seguimento do município estiveram presentes, assim como o Vice- prefeito Hércules Sousa. O Prefeito Ludugero, convocou todas as suas secretarias para prestigiarem o acontecimento e, de Belém (PA), enviou um vídeo em homenagem aos negros Oriximinaense pela data.

 ASCOM: Prefeitura de Oriximiná.






Nenhum comentário:

Postar um comentário