![]() |
Fotos / Ascom Prefeitura de Oriximiná |
A programação contou com apoio da Prefeitura de Oriximiná
Para marcar a data da Consciência Negra no dia 20 de novembro, o Cliper Santo Antônio foi ponto de encontro para a realização de diversas manifestações do povo negro oriximinaense.
A programação contou com palestras com temáticas: Conhecendo os Territórios Quilombolas, Educação Quilombola, Violência, Educação Ambiental, Queimadas na Amazônia, Juventude e Infância, Conhecendo o Quilombo Varjão, Agricultura Sustentável, Conflitos Agrários e Empoderamento Feminino na Amazônia.
No decorrer da manhã e tarde tiveram apresentações culturais, além de exposições de produtos: artesanatos, instrumentos musicais, mostra de técnicas de turbantes e maquiagem afro, esta última foi ofertada à comunidade participante do evento.
Para encerrar a programação do Dia da Consciência Negra, aconteceu a noite cultural, onde houve a apresentação de cada grupo das comunidades quilombolas.
Oriximiná possui 37 comunidades quilombolas. É considerado um dos maiores quilombos do Brasil.
No local, autoridades de todo seguimento do município estiveram presentes, assim como o Vice- prefeito Hércules Sousa. O Prefeito Ludugero, convocou todas as suas secretarias para prestigiarem o acontecimento e, de Belém (PA), enviou um vídeo em homenagem aos negros Oriximinaense pela data.
ASCOM: Prefeitura de Oriximiná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário