Instituto oferta vagas em cursos técnicos de nível médio na forma de oferta integrada e subsequente em 17 campi do Estado.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) acaba de lançar o Edital do Processo Seletivo Unificado 2020, para ingresso nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em 17 campi. Ao todo, são 4.570 vagas na forma de oferta integrada e subsequente, todas em modalidade de ensino presencial, para ingresso no 1º e 2º semestres do ano letivo de 2020, conforme o calendário acadêmico dos campi participantes.
Entre os campi que estão participando do Processo Seletivo Unificado (PSU) está o campus Óbidos. A seleção será feita por meio de provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas no dia 1° de dezembro, nos municípios correspondentes aos campi e em municípios polos.
O Processo Seletivo está ofertando vagas para um total de 32 cursos em diversas áreas do conhecimento para 17 campi. Das 4.570 vagas, 2.505 são para a forma de oferta integrada, que tem duração prevista de três anos e é destinada a alunos que concluíram o Ensino Fundamental e 2.065 vagas para a forma subsequente, cuja duração prevista é de dois anos e é voltada para estudantes que já terminaram o Ensino Médio.
Do total de vagas por curso, turno e forma de oferta, são reservadas, no mínimo, 50% para candidatos egressos de escola pública, constituindo o sistema de cotas previsto pela Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016). Além disso, 160 vagas são reservadas para ações afirmativas específicas dos campi.
As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 16 de setembro e encerram em 10 de outubro. O candidato deverá realizar sua inscrição, exclusivamente, via internet, através do site www.prosel.ifpa.edu.br. Durante o período de inscrição, os campi participantes vão disponibilizar um computador com acesso à internet e impressora aos candidatos que não possuem equipamentos de informática ou acesso a internet. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 40,00.
Isenção de taxa de inscrição
Será concedida isenção de pagamento da taxa de inscrição a candidatos oriundos de famílias de baixa renda, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico). Para isso, o candidato deverá manifestar seu interesse preenchendo o requerimento de isenção, que consta em anexo no Edital, e protocolar sua solicitação junto à Coordenação da COMPESE, no campus do IFPA para o qual deseja se inscrever.
O período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição e entrega de documentos comprobatórios é de 9 a 13 de setembro. O candidato que solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo só deverá efetivar sua inscrição após o resultado das solicitações de isenção, que será divulgado no site do processo seletivo e nos quadros de aviso no interior dos campi do IFPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário