10ª Conferência de Saúde discute propostas para melhorias do SUS em Curuá - AMAZOON NOTÍCIA
10ª Conferência de Saúde discute propostas para melhorias do SUS em Curuá

10ª Conferência de Saúde discute propostas para melhorias do SUS em Curuá

Share This
Com o tema: "O SUS Como Política Inclusiva para Atenção Primária e Democrática participativa no Controle Social", a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Curuá aconteceu durante a sexta-feira (20), na quadra esportiva da escola Municipal Ismael Chaves, e discutiu propostas de melhorias das políticas para a saúde pública. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores da área e gestores.

Organizada pela Secretaria da Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com a palestra magna sobre o tema principal, ministrada pelo SESPA E COSEMS, que ponderou sobre o papel do SUS em Curuá e no país.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os seguintes eixos: A Instabilidade Econômica e o Financiamento do SUS: Particularidade e desafios - Os Aspectos Essenciais de Atenção Primária à Saúde, os Programas e a Política de Atenção Básica no Município - A Democracia Participativa no Controle Social Voltada à Consolidação do SUS e da Saúde como Direito. Foram sugeridas propostas de melhorias que foram debatidas, votadas e, as aprovadas, serão formalizadas e encaminhadas para as demais esferas do estado e do país.


Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Pinto de Castro, "afirmou que o SUS consiste num grande pilar democrático, pois o sistema assegurará a todo o brasileiro o direito à saúde, ao remédio e ao atendimento de emergência, por isso esses eixos temáticos foram importantes para formular as demandas prioridades locais do município".

Vereador Romilson Cardoso, em seu discurso agradeceu a participação de todos os servidores públicos municipais, assim como o CONSELHO ESTADUAL, SESPA E COSEMS, e a participação em massa da sociedade e autoridades, que demonstrou a seriedade e comprometimento da gestão municipal e da Secretária Municipal de Saúde com o município. 

“Tive a oportunidade de apresentar uma proposta e foi plausível, no primeiro eixo "Instabilidade Econômica e o Financiamento do SUS " sugerindo a possibilidade e viabilidade de um convênio entre entes federativos de um serviço móvel de urgência por meio de AERONAVE para atendimento às demandas do município”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário