![]() |
Fotos/ Reprodução / Cleise Sarrazin |
Alunos do Programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Dom Floriano em Óbidos tiveram uma manhã de terça-feira (27), diferenciada das que já estão acostumadas dentro da sala na escola.
Eles participaram de atividades na quadra esportiva através projeto “Brincadeira Inclusiva”, que teve como objetivo comemorar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, visando promover a interação de todos os educandos com deficiência, respeitando o ritmo e individualidade de cada um.
O Projeto Brincadeira Inclusiva é uma proposta pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Óbidos - SEMED por meio da Coordenação de Educação Especial e professores do AEE.
AEE e seus objetivos
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar.
Seu objetivo é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O especialista do AEE faz a ponte entre o aluno e o professor da sala de aula comum, permitindo uma troca de experiência que contribua nesse processo educacional e em todo o contexto escolar, bem como a inserção na sociedade (Brasil, 2011).
A lei diz que a oferta de educação especial (AEE) deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino. Isso quer dizer que o ideal é que a escola comum tenha uma sala de recursos multifuncionais e uma equipe especialista para oferecer o atendimento educacional especializado dentro da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário