Presidente da CPH visita obras do terminal hidroviário de Santarém - AMAZOON NOTÍCIA

MINERAÇÃO RIO DO NORTE

Presidente da CPH visita obras do terminal hidroviário de Santarém

Presidente da CPH visita obras do terminal hidroviário de Santarém

Share This
Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas

As visitas técnicas devem prosseguir para Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Terra Santa, Faro e Santana do Tapará. 

Na tarde da segunda-feira(14),o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) Abraão Benassuly esteve em Santarém realizando uma visita técnica no terminal hidroviário. A visita contou com a presença do Secretário Regional de Governo Henderson Pinto, Prefeito Nélio Aguiar e vereadores da Câmara Municipal de Santarém. 

A visita foi uma solicitação do Secretário Regional de Governo, juntamente com o prefeito, e segundo informou o presidente da CPH, a determinação do governador Helder Barbalho, é fazer um levantamento de todas as obras que estão paradas e dar continuidade no que estiver correto. 

TERMINAL HIDROVIÁRIO DE SANTARÉM 

Em relação ao terminal hidroviário de Santarém, o Presidente da CPH afirmou que as obras estão em sua normalidade no que se refere ao cronograma, porém alguns problemas foram identificados como por exemplo: alguns equipamentos para o funcinamento do terminal hidroviário após sua conclusão, foram retirados do processo como, cadeiras, empilhadeiras, carrinhos para fazer o transporte das bagagens dos passageirose cargas.
A obra do terminal hidroviário de Santarém, foi planejada para ser um terminal moderno, com rampa articulada, com 160 metros de concreto e 70 metros de ferro, 80% dessas rampas são refrigeradas e esses equipamentos também não constam na licitação da obra. 

Outro objetivo da visita foi o de identifcar no porto, uma área para as embarcações que atracam na Praça tiradentes, porém a comissão entendeu que essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com Ministério Público, Governo estadual, Prefeitura, Agência Nacional de Transportes aquaviários e Minitério do Trabalho.

O secretário Regional de Governo Henderson Pinto lamentou que o projeto original do Terminal Hidroviário de Santarém, tenha sido alterado com a retirada dos equipamentos, porém garantiu que isso não vai impedir o avanço das obras, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre. Henderson ressaltou ainda a importância do Presidente do CPH verificar de perto o andamento das obras, agora é continuar o levantamento nos demais muncipios do Baixo Amazonas, para acompanhar a evolução das obras nos demais terminais. 

SITUAÇÃO DAS OBRAS NOS DEMAIS MUNICIPIOS. 

As visitas técnicas devem prosseguir para Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Terra Santa, Faro e Santana do Tapará. 

OBRAS SUSPENSAS EM TERRA SANTA 

Na semana passada, uma vistoria foi realizada nas obras do terminal hidroviário de Terra Santa, que foi inagurado pelo Governo anterior, no dia 31 de dezembro, porém o levantamento mostrou que ainda faltam mais de 20% da obra para ser concluída.
“É inadimissivel você inaugurar uma obra da envergadura de um terminal em Terra Santa, sem poltronas para as pessoas sentarem, sem a cobertura da rampa articulada que leva as pessoas até o flutuante, para que possam pegar o barco, sem a conclusão do flutuante e sem iluminação. É absurdo ,é o mesmo que você inaugurar um hospital e não ter o leito para o paciente.” - Explicou Abraão Benassuly – Presidente da CPH. 

Ainda sobre terminal do Terra Santa, Benassuly, informou que o contrato dessa obra, vai até o dia 06 de março, por isso os recursos estão garantidos, os equipamentos ainda não chegaram e as obras ainda não foram con cluidas. A empresa executora desta obra, ainda tem um saldo de 800 mil reais, por isso deve concluir o serviço. 


 Ronilma Santos- Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário