Pacientes recuperados da covid-19 em Juruti recebem tratamento em casa - AMAZOON NOTÍCIA
Pacientes recuperados da covid-19 em Juruti recebem tratamento em casa

Pacientes recuperados da covid-19 em Juruti recebem tratamento em casa

Share This
Fotos / PMJ
Além do tratamento durante a internação no Hospital Municipal, a Prefeitura de Juruti disponibilizou para a sede e meio rural do município o tratamento com o auxílio da fisioterapia em domicílio, que é capaz de acelerar o processo de recuperação do paciente atenuando os sintomas cardiorrespiratórios decorrentes da doença.

Em casa, os pacientes têm acompanhamento de fisioterapeutas que ajudam a fortalecer a musculatura respiratória e aumentam a capacidade pulmonar dando um novo sentido na reabilitação deles, que, em alguns casos, pode durar de seis semanas a seis meses.

A especialista Bianca Correa fala sobre a inovação do tratamento no município: “é um tratamento inovador, é muito importante a fisioterapia estar presente nesse combate, desde a parte preventiva, à parte de admissão hospitalar, e essa necessidade de implantar esse tratamento pós-internação, pois os pacientes quando saem, saem curado do vírus, mas ele deixa muitas sequelas respiratórias, motoras e musculares devido o paciente ficar alguns dias acamado. Esse atendimento é tão importante, principalmente vindo na casa do paciente, pois é um ambiente onde ele está com a família e se sente acolhido, que ajuda a recuperação a ser melhor. Assim, o profissional observa o que pode ser orientado na rotina do paciente para melhor se reabilitar".

As atividades propostas no tratamento incluem desde exercícios intensificados cardiopulmonar, o uso de aparelho específico para trabalhar a musculatura respiratória (o respiron), a eletroestimulação - que ajuda no ganho de massa muscular e melhora a circulação - até atividades físicas leves como pilates solo, bastão, halteres e pesos.

Já em uma fase mais avançada, é inserida a fisioterapia do movimento e cinesioterapia que envolvem outros aparelhos. 
 

Salin Lima, que recebeu em casa o tratamento fisioterapêutico pós-hospitalar, reconhece a importância do tratamento em casa. “O vírus ataca o pulmão, que é um órgão delicado e é ele praticamente que é o mais afetado, então a fisioterapia a partir do momento que iniciamos o tratamento em casa, a cada dia fortalece nosso pulmão e nosso corpo que tem uma melhora gradativa de todo conjunto, esse tratamento é muito importante, pois nestes dez dias, a cada sessão de fisioterapia eu tenho me sentido mais forte em todos os aspectos", ressaltou.

A Secretaria de Saúde de Juruti, desde o início da Pandemia, oferece no ambiente hospitalar a presença de fisioterapeutas, importantes para o enfrentamento à Covid-19 no município, tanto nos casos menos graves quanto para a execução de procedimentos mais invasivos.

Atuam em Juruti um total de 05 novos fisioterapeutas, além dos 04 que o hospital já dispunha na equipe que estão empenhados para assistir da melhor forma os jurutienses em recuperação.

NOVO ESPAÇO PARA RECEBER OS PACIENTES EM RECUPERAÇÃO.

Desde a segunda-feira, 20, funciona em Juruti o Centro de Referência para Covid-19 na Unidade de Saúde do bairro Maracanã a oferta do serviço de protocolo intensificado cardiopulmonar aos pacientes recuperados da covid-19.

O interessado deve procurar a Unidade de Saúde para agendar e receber os atendimentos.

Comunicação PMJ
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário