Prefeitura de Oriximiná recebe medicamentos para tratar paciente com covid-19. - AMAZOON NOTÍCIA
Prefeitura de Oriximiná recebe medicamentos para tratar paciente com covid-19.

Prefeitura de Oriximiná recebe medicamentos para tratar paciente com covid-19.

Share This
Foto/ Divulgação

O município também recebeu testes rápidos para diagnóstico da doença em pacientes sintomáticos

A Prefeitura de Oriximiná, oeste do Pará, recebeu na tarde de terça-feira (27) medicamentos para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmados de covid-19 no município. Kits com Ivermectina, Azitromicina e outros medicamentos estão sendo montados e na quinta-feira (28) devem ser entregues às unidades básicas de saúde.

“A secretaria municipal de Saúde está estabelecendo uma estratégia de enfrentamento da covid-19, no intuito de fazer tratamento precoce de pacientes com quadro sintomático respiratório. Estaremos com os medicamentos nas unidades básicas de saúde, mas eles têm que ser prescritos pelo médico, e tem que ser feito um termo de consentimento porque ainda existem alguns questionamentos quanto ao tratamento eficaz da doença. Estamos montando os kits para deixar nas unidades”, explicou a titular da pasta, Márcia Campos.

A secretária ressaltou que o objetivo do tratamento precoce de quadros característicos de coronavírus é evita o agravamento da síndrome respiratória aguda, problema que tem levado muitos pacientes à morte na região oeste do Pará.

O município também recebeu kits de testes rápidos para diagnóstico da covid-19. A secretária de Saúde esclareceu que a Atenção Primária em Saúde e a Epidemiologia já estão realizando a testagem, mas seguindo o protocolo. “O teste não é feito de forma aleatória e nem fora dos prazos, porque tem o prazo oportuno para a testagem e depende também dos sintomas apresentados pelos pacientes”, disse Márcia Campos.

O prefeito Ludugero Tavares, que não está indo à Prefeitura para os atendimentos presenciais por pertencer ao grupo de risco para covid-19 disse que os medicamentos e os testes rápidos vão ajudar muito no enfrentamento à doença em Oriximiná, e pediu a colaboração da população para reduzir o contágio.

“É uma vitória, porque está difícil conseguir medicamento. Recebemos azitromicina, ivermectina, e quem tiver a receita pode levar na secretaria de saúde que nós vamos mandar entregar em casa. Quero agradecer aos profissionais de saúde que até têm adoecido, pessoal da endemias e da segurança. Estamos dando todo o apoio para que as secretarias possam realizar o trabalho de prevenção e enfrentamento à covid-19. E tudo que nós pedimos é que as pessoas fiquem em casa, colaborem com os profissionais de saúde que saem de casa para cuidar dos doentes”, disse Ludugero.

G1/ Com informações de Márcio Garcia, de Oriximiná

Nenhum comentário:

Postar um comentário