Caso positivo de Coronavírus apontado para Oriximiná é da adolescente que faleceu em Santarém. - AMAZOON NOTÍCIA
Caso positivo de Coronavírus apontado para Oriximiná é da adolescente que faleceu em Santarém.

Caso positivo de Coronavírus apontado para Oriximiná é da adolescente que faleceu em Santarém.

Share This
Foto/ Reprodução Ascom Oriximiná
A Secretaria de Saúde esclarece que até o momento não existe nenhum caso de COVID-19 notificado pelas unidades de atendimento de Oriximiná. O relatório da SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública) desta segunda-feira (20), apontou 1 caso para o município de Oriximiná causando muitas especulações, principalmente nas redes sociais.

Trata-se da paciente de 14 anos que faleceu em Santarém no dia 13 abril depois de estar há 4 meses fazendo tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). "Essa moça entrou para as estatísticas da SESPA como caso de Oriximiná porque ela era uma cidadã oriximinaense, o Cartão do SUS dela é daqui, mas ela estava há 4 meses fazendo tratamento em Santarém. Infelizmente veio a óbito, testou positivo para coronavírus, e por medidas protetivas sanitárias, seu corpo nem veio para Oriximiná sendo enterrada em Santarém. Os dados oficiais sobre COVID-19 no município é que não temos nenhum caso confirmado aqui, estamos sendo transparentes com a população e não omitiremos nenhuma informação", esclarece Márcia Campos, Secretária de Saúde.

A irmã da adolescente que a acompanhava em Santarém está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde e não apresenta nenhum sintoma para COVID-19. "A irmã da moça que veio a óbito está em monitoramento domiciliar pela equipe da Atenção Primária em Saúde. Ela não tem sintoma nenhum, não manifestou nenhum quadro sugestivo, estamos providenciando a testagem nela e tudo que for possível", ressalta Márcia Campos.

Essa situação alerta para o cuidado com as notícias falsas, as chamadas fake news, que são divulgadas sem responsabilidade principalmente nas redes sociais. Por isso é importante acompanhar os boletins informativos dos órgãos oficiais. Aqui em Oriximiná, os boletins informativos sobre o coronavírus podem ser consultados no site da Prefeitura (www.oriximina.pa.gov.br) e nas páginas oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde no Facebook.

Ascom/ Prefeitura de Oriximiná

Nenhum comentário:

Postar um comentário