Terminal hidroviário de Faro, no Baixo Amazonas será inaugurado pelo governo do Estado. - AMAZOON NOTÍCIA
Terminal hidroviário de Faro, no Baixo Amazonas será inaugurado pelo governo do Estado.

Terminal hidroviário de Faro, no Baixo Amazonas será inaugurado pelo governo do Estado.

Share This
Foto/ Divulgação
Na sexta-feira (07), Helder Barbalho cumpre agenda no Baixo Amazonas. Em Faro será inaugurado o Terminal Hidroviário do município com a presença do governador, do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, da Abraão Benassuly, a prefeita Jady Viana, demais autoridades, além dos moradores.

Na agenda também estão previstas as visitas as obras dos terminais hidroviários de Óbidos e Curuá, também no Baixo Amazonas.

Características do Terminal - Seguindo o padrão dos demais terminais hidroviários em construção pela CPH, o terminal de Faro conta com terminal de cargas, carrinhos para bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisões, bebedouros, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local também ganhou sinalização interna e paisagismo na área externa e já possui outorga da Antaq para operar na região.

As obras navais compreendem rampas metálicas cobertas para acesso aos flutuantes principais, além de sistemas de amarração e fundeio para embarcações. Cerca 10 mil moradores de Faro serão beneficiados pelo novo terminal, que custou cerca de R$ 4,6 milhões, recurso financiado pela Caixa Econômica Federal.

O terminal de Faro deve receber cerca de dois mil usuários por mês. A obra gerou 50 empregos diretos e 20 indiretos. Depois de entregue, o terminal vai oferecer viagens para diversos municípios do Baixo Amazonas e será administrado pela prefeitura municipal.

Integração - O primeiro terminal hidroviário inaugurado pelo Governo do Estado na região do Baixo Amazonas foi o de Terra Santa, entregue em junho do ano passado. O espaço recebe mais de 340 passageiros por dia e movimenta a economia local, já que foram criados 14 empregos diretos, e dezenas de indiretos ao redor do espaço. O local é administrado pela prefeitura do município e oferece viagens diárias para as cidades de Santarém, Manaus (AM), Parintins (AM), entre outros destinos. Cerca de 18 mil moradores da cidade foram beneficiados com a obra.

Em breve, o Governo do Estado, por meio da CPH, também deve entregar os terminais hidroviários de Almeirim, Curuá, Santana do Tapará e Santarém, além de Óbidos, que passa por reforma.

Ainda na sexta (07), o governador cumpre agenda nos municípios de Óbidos, Curuá e Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário