Comunidade Andirobal realizará neste final de semana o XXII Festival da Castanha - AMAZOON NOTÍCIA
Comunidade Andirobal realizará neste final de semana o  XXII Festival da Castanha

Comunidade Andirobal realizará neste final de semana o XXII Festival da Castanha

Share This
O Festival da Castanha um dos eventos de maior tradição do calendário cultural da comunidade Andirobal( Fotos Arquivos festival 2018)

Evento será realizado no período de 14 a 16 de março ( de Quinta a sábado) . Visitantes poderão saborear pratos regionais e iguarias feitas a partir da castanha do Pará. 

O Festival da Castanha um dos eventos de maior tradição do calendário cultural da comunidade Andirobal , realizado pelos moradores da própria comunidade localizada a 75 km da sede do município de Óbidos, oeste do Pará, será realizado no período de 14 a 16 de março. 


A edição de 2019 do evento é especial, e este ano completa 22 anos de história do festival que tem como objetivo manter a tradição dos moradores que sobrevivem da coleta de um dos frutos de maior valor da floresta amazônica. 

A produção da comunidade Andirobal não é a mesma de anos atrás, segundo o líder comunitário Eduardo Venâncio, mesmo com a escassez do fruto, os produtores se esforçam para manter o cultivo dos ouriços. A maior parte da produção é vendida para as grandes indústrias. “Por essa e por outras
dificuldades é que nós realizamos com muito sacrifico esse festival, que dá a oportunidade de agente arrecadar uma renda extra, que beneficia muitas famílias. Esse ano não será diferente e vamos manter a tradição da nossa comunidade”, disse Eduardo.

Afastada da margem da PA – 249, a comunidade é cercada por castanheiras e outras árvores de grande porte, que proporcionam uma agradável sombra na maior parte do povoado simples de cerca de 127 famílias. Um igarapé de águas gélidas, que fica a poucos metros de onde o festival e realizado, é um convite especial para quem pretender participar do evento. 

O XXII Festival da Castanha contará com uma vasta programação: amistosos de futebol de campo e maratona dos castanheiros; apresentação de diversas bandas regionais, escolha da rainha do festival, além da venda de artesanato, comidas típicas da região e iguarias feitas a partir da castanha, prometem movimentar a pacata comunidade durante o final de semana.

Como chegar Partindo de Óbidos, o acesso principal é a Rodovia Estadual 429 que liga Óbidos ao município de Curuá. Na altura dacomunidade Igarapé-Açú, é só entrar à direita por uma estrada que levará até o centro da comunidade Andirobal, onde o evento é realizado. 

Texto Érique Figueirêdo – Editado 

Programação: 


Dia 14/03 (Quinta-feira)-Abertura do Festival, Jantar dos Castanheiros, Gincana e Festa ao Vivo 

Dia 15/03 (Sexta-feira)-durante o dia diversas apresentações. À noite show de calouros, concurso danças e a tradicional seresta. 

Dia 10/03 (Sábado)-programação esportiva com premiação, desfile das candidatas concorrendo ao titulo da Rainha XXII festival da castanha 2019. 


Show com as Bandas: 

Forró Prime de Santarém 

Forro Du Moral de Curuá 

Banda Show Energia de Óbidos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário