A secretaria de meio ambiente de Óbidos, intensificou nesta sexta-feira (26), as fiscalizações em embarcações que fazem transporte de passageiros em Óbidos e viagem interestadual. A ação conta com apoio da policia militar e visa combater o trafico, transporte e a comercialização de animais entre eles, espécie de peixes que estão no defeso como tambaqui e quelônios ( Tracajá).
“Recebemos uma denuncia anônima, que em uma embarcação que faz viagem para Manaus (AM), estaria indo uma quantidade de tracajás, e montamos uma operação de fiscalização, verificamos em loco , mas não encontramos , encontramos alguns quilos do pescado tambaqui e recolhemos, pôs essa espécie já está no defeso, e nesse período é crime a comercialização” .informou, Josiel silva, agente de fiscalização da Semma-Óbidos.
Josiel, informou ainda que fiscalizações irão ocorrer diariamente durante o dia e a noite na área urbana e nos lagos do município, com intuito de manter que esses animais possa fazer sua reprodução e viverem em seu habitat natural, e quem for pego com essas espécies poderá responder criminalmente.
O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, havendo uma mudança drástica na cadeia alimentar, além de reduzir de forma considerável a biodiversidade de um determinado ambiente. Mas o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe, causando a morte da maioria desses animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário