Estudantes do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFPA implantam horta orgânica em escola pública de Óbidos. - AMAZOON NOTÍCIA
Estudantes do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFPA implantam horta orgânica em escola pública de Óbidos.

Estudantes do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFPA implantam horta orgânica em escola pública de Óbidos.

Share This
Fotos/ Joice Seixas
Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFPA Campus Óbidos implantaram, na Escola Municipal Valente do Couto, no bairro de Santa Terezinha, uma horta orgânica que será mantida com o apoio dos alunos e professores da escola, e vai ajudar, dentre outras coisas, a promover a educação ambiental e melhorar a qualidade da merenda local. A ação alunos, que também conta com a participação de um agrônomo da secretaria de agricultura parceira do projeto de extensão Horta na Escola, que neste primeiro momento iniciou com a escola Valente do Couto, e demais escolas até o final do ano irão receber o projeto com as etapas de escolha do local de plantio, coleta de semente e preparação do solo. 


Segunda a aluna do curso, Antônia Markelane, o projeto, apesar de sua característica prioritariamente orgânica, envolve muitos aspectos multidisciplinares. "Os estudantes da escola participam de todas as fases de implantação da horta, adquirindo conhecimentos práticos e teóricos que envolvem diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, reaproveitar alimentos e cascas de alimentos que são transformados em adubos, e atividades de artes para a preparação do local onde as plantas serão cultivadas", conta Antônia. 

Outro dos objetivos do projeto é fazer com que a horta se constitua em um laboratório natural para os estudantes, mostrando a eles a importância de plantar e cuidar, sensibilizando a criança desde cedo acerca da preservação do meio ambiente. E, segundo professora da escola, Ocineia, já é nítido a motivação de seus alunos neste início da ação. "Quase todas essas crianças crescem vendo seus pais com uma horta em casa. Para elas está sendo desafiador aprender essas técnicas e ajudar as suas famílias na multiplicação deste conhecimento. A horta realmente está mobilizando a atenção deles", declara a professora. 

As ações referente ao Horta durarão por todo o ano nas Escolas, e a intenção é que, após esse período, os próprios alunos possam manter as plantações de forma permanente, repetindo todos os ciclos do processo de cultivação de culturas como Salsa, Cebola e Tomate.





Nenhum comentário:

Postar um comentário